A gorila considerada a mais velha do mundo nascida em cativeiro morreu aos 60 anos, nos EUA.
Corpo do artigo
Colo nasceu no dia 22 de dezembro de 1956, no jardim zoológico de Columbus, EUA, e foi a primeira gorila, da espécie ocidental da planície, a nascer em cativeiro.
A macaca celebrou 60 anos no último mês de dezembro e a festa contou com a presença de milhares de pessoas que se deslocaram propositadamente ao zoo para comemorar o seu aniversário.
A esperança média de vida dos gorilas é de 40 anos, todavia, a macaca superou essa expectativa por duas décadas e era considerada a gorila mais velha conhecida.
Segundo afirmou o zoológico em comunicado, Colo morreu, na última terça-feira, enquanto dormia.
"Colo tocou os corações das gerações de pessoas que a visitaram e de aqueles que cuidaram dela ao longo da sua vida", revelou Tom Stalf, presidente do Columbus Zoo and Aquarium, em comunicado. "Ela era a embaixadora dos gorilas e inspirou muitos indivíduos a aprenderem mais sobre as espécies ameaçadas, assim como os motivou a proteger os gorilas no seu habitat nativo", completou.
O jardim zoológico vai realizar uma autópsia com o objetivo de determinar a causa da morte de Colo. A gorila foi submetida a uma cirurgia, no dia 3 de dezembro, para retirar um tumor maligno num braço, contudo estava a recuperar bem.
O corpo da gorila vai ser cremado e as cinzas vão ser enterradas num local que não foi divulgado pelo jardim zoológico.