"A operação correu bem". Vice-primeiro-ministro eslovaco diz que Fico está fora de perigo
O vice-primeiro-ministro da Eslováquia, Tomás Taraba, anunciou esta noite que o chefe de Governo, Robert Fico, baleado esta quarta-feira, já foi operado e não corre perigo.
Corpo do artigo
"Felizmente, pelo que sei, a operação correu bem", referiu, em declarações à BBC, acrescentando que Fico já não corre risco de vida.
O primeiro-ministro, de 59 anos, foi atingido no estômago por vários tiros, disparados junto da Casa da Cultura, na cidade de Handlova, localizada a cerca de 150 quilómetros a nordeste da capital. A polícia isolou o local e o suspeito foi detido.
Ao final da tarde, o ministro da Defesa, Robert Kalinak, tinha revelado que o estado de saúde do governante era "extremamente grave" e que a cirurgia a que estava a ser submetido durava há mais de três horas.
Fico sofreu "traumas múltiplos" depois de ter sido baleado cinco vezes.
"Não há dúvida de que foi um ataque com fundamentos políticos", acrescentou Kaliniak, que coloca o ataque no contexto de "uma incapacidade de aceitar a vontade da sociedade".
O autor dos disparos contra Fico é um homem de 71 anos, natural da cidade de Levice, no sudeste do país, que foi detido pela polícia no local do ataque, segundo os meios de comunicação eslovacos. O suspeito foi identificado pelos media eslovacos como um escritor local.
"Acho que posso confirmar, sim", respondeu o ministro do Interior, Matus Sutaj Estok, aos jornalistas que o questionaram sobre a identidade do atirador, que segundo relatos da comunicação social é um dos fundadores do clube literário Duha (arco-íris), no cidade de Levice. O homem será autor de diversas coletâneas de poesia e membro da associação oficial dos escritores eslovacos.