O caso do menino Elian González que originou um braço-de-ferro entre Cuba e EUA, o grande amigo Hugo Chávez e a queda de Fidel Castro após um discurso em 2004. Veja os vídeos.
Corpo do artigo
A queda de Fidel
rML03I6tGdU
Em 21 de outubro de 2004, Fidel Castro tropeçou e caiu em público, após o discurso numa cerimónia estudantil, em Santa Clara. Fraturou o joelho esquerdo e sofreu uma fissura da parte superior do úmero do braço direito, mas recusou entrar na ambulância que o aguardava. E declarou de imediato ao povo cubano: "Peço-vos desculpa pelos possíveis sofrimentos que vos causei".
O caso Elian González
4v1yawGYzqE
Em novembro de 1999, Elian González esteve no centro de uma batalha político-jurídica entre Cuba e os EUA. O menino viajou clandestinamente com a mãe numa pequena embarcação, que naufragou. Elian sobreviveu e foi acolhido por familiares em Miami mas, o pai Juan Miguel Gonzalez exigiu o seu regresso a Cuba. Os receios de que seria utilizado para a política de propaganda do regime acabaram por confirmar-se.
Três dias com Oliver Stone
99078224
O realizador norte-americano Oliver Stone acompanhou Fidel Castro durante três dias, em fevereiro de 2002, e produziu um documentário de 95 minutos - "Comandante".
O amigo Chávez
XntDQ3ZSMpo
Hugo Chávez, presidente da Venezuela entre 1999 e 2013, tinha em Fidel Castro um ídolo e considerava-o o seu mentor. A aproximação entre os dois líderes representou igualmente uma aliança entre os dois países com um "inimigo" comum: o imperialismo dos Estados Unidos. Cuba e Venezuela intensificaram as suas relações bilaterais e cooperaram em vários setores - economia, tecnologia, defesa, etc.
Hugo Chávez, que morreu em 2013, visitou Fidel Castro quando o líder cubano celebrou 80 anos (15 de agosto de 2006) e numa altura em que estava a recuperar da cirurgia a que foi sujeito após uma hemorragia intestinal. Ocasião em que o presidente da Venezuela ofereceu um quadro do pintor venezuelano José Antonio Quintero com o retrato do líder cubano e que foi aproveitada por Fidel Castro para calar os rumores de que estaria morto.
Filha de Castro ajuda refugiados cubanos
49NhPfrvIN0
Alina Fernandez é filha de Fidel Castro. Fugiu de Cuba com passaporte falso, fazendo-se passar por turista, e reside em Miami, nos Estados Unidos. É uma crítica do regime cubano e ajuda refugiados que tentam alcançar território norte-americano em busca de uma vida sem opressão. Veja a reportagem da Globo sobre o projeto "Irmãos para o resgate".
A tortura nas prisões
ZfbZPakUHCY
As detenções arbitrárias e sem julgamento de opositores políticos são uma realidade em Cuba. Em nome do regime e dos ideais da Revolução. Às degradantes condições das prisões sucedem-se os testemunhos de quem foi torturado. Incluindo mulheres. Um documentário cubano, divulgado no Youtube em 2012, revela na primeira pessoa as torturas e maus tratos das vítimas do regime castrista.