
Linha onde ocorreu acidente liga as duas costas mexicanas
Foto: Rusvel Rasgado/ AFP
Um comboio com 250 pessoas a bordo descarrilou no domingo, no estado de Oaxaca, no sul do México, fazendo pelo menos 13 mortos e 98 feridos.
"Após o acidente, 139 pessoas estão fora de perigo, 98 estão feridas (...) e, infelizmente, 13 pessoas perderam a vida", informou a Marinha mexicana, responsável pela linha férrea afetada.
Em comunicado, a Marinha acrescentou que, dos feridos, 36 foram hospitalizados e cinco encontram-se em estado grave.
A Marinha explicou ainda que, durante a operação de busca e salvamento, foram mobilizados 360 militares, 20 viaturas, quatro ambulâncias terrestres, três ambulâncias aéreas e um drone tático.
O comboio tinha partido de Salina Cruz, na costa do Pacífico, com destino a Coatzacoalcos, no estado de Veracruz, no Golfo do México.

Foto: Rusvel Rasgado/ AFP
Esta ferrovia, denominada Corredor Interoceânico Tehuantepec, que liga as duas costas mexicanas, foi inaugurada em 2023. Era um dos projetos de infraestruturas mais importantes do governo do ex-presidente Andrés Manuel López Obrador (2018-2024), que procurava impulsionar o desenvolvimento económico do sudeste do país.
Com esta nova rota de comunicação interoceânica, o México quis impulsionar o comércio internacional, ligando a Ásia à costa leste dos Estados Unidos e à Europa através do ponto mais estreito do país que liga o Pacífico ao Atlântico, numa passagem que pretende competir com o Canal do Panamá.
A sucessora de Obrador na Presidência do México, Claudia Sheinbaum, indicou que os feridos foram levados para o hospital. "Os agentes ministeriais da Procuradoria Federal em Oaxaca, juntamente com peritos e polícias, estão a coordenar os esforços com as autoridades federais e estaduais para conduzir as investigações necessárias", acrescentou a Procuradora-Geral Ernestina Godoy, na rede social X.
A 20 de dezembro, na mesma linha férrea, um comboio embateu num camião de mercadorias que tentava atravessar uma passagem de nível no estado de Chiapas, no sul do país, sem provocar feridos.
