Um adolescente de 17 anos, do estado norte-americano do Nebrasca, enfrenta duas acusações de crime de dano por ter causado o descarrilamento de um comboio, gravado o acidente e publicado o vídeo no YouTube.
Corpo do artigo
Segundo a NBC, o jovem foi julgado no Tribunal de Menores do Condado de Lancaster na quarta-feira, mas os procuradores apresentaram uma moção para transferir o caso para o tribunal de adultos.
O jovem é acusado de, no dia 21 de abril na vila de Bennet, adulterar um carril e fazer com que duas locomotivas e cinco vagões carregados da companhia ferroviária BNSF Railways saltassem.
O condutor do comboio ainda tentou fazer uma paragem de emergência antes do acidente, sem sucesso. Os danos causados pelo embate rondam os 350 mil dólares. A investigação apurou que uma chave desalinhada teria causado o acidente e que faltava o cadeado que a deveria prender.
Um investigador da BNSF Railways relatou que foi o próprio adolescente a comunicar o acidente às autoridades e que, à chegada dos inspetores, questionou o que teria causado o descarrilamento.
De acordo com os registos do tribunal, responderam-lhe que não se sabia a causa, ao que o jovem ripostou: “obviamente um interruptor foi acionado na direção errada.” Terá revelado ao investigador que era um entusiasta de comboios e partilhado o vídeo que gravou do acidente.
O adolescente negou ter invadido a zona e adulterado o interruptor, mas o investigador demonstrou que o jovem sabia onde estava e como funcionava. Posteriormente, as autoridades descobriram que um tripé tinha sido montado perto do local do acidente, apenas quatro minutos antes do descarrilamento.
“Nos dias seguintes foi publicado um vídeo do descarrilamento na conta de YouTube ZUnit06, que se acredita estar associada [ao adolescente]”, lê-se num documento da investigação, citado pela NBC.
A BNSF Railway opera comboios que fornecem carvão a uma central elétrica na cidade de Nebrasca.