4.90 segundos foi o tempo que um adolescente norte-americano precisou para completar o Cubo de Rubik - também conhecido como Cubo Mágico - no passado sábado. Com este tempo, tornou-se o ser humano mais rápido a resolver o quebra-cabeças.
Corpo do artigo
O recorde de Lucas Etter foi obtido na competição que decorreu no liceu River Hill Fall, nos EUA, onde o adolescente conseguiu retirar 0,35 segundos ao anterior recorde reconhecido pela "World Cubing Association". Collin Burns, o antigo detentor do recorde, tinha resolvido o quebra-cabeças em 5,25 segundos em abril deste ano.
[Youtube:vh0W8E4cNkQ]
Contudo, apesar de ter acabado por não ser reconhecido oficialmente, um outro rapaz tinha, também naquele sábado, superado o tempo de Burns, estabelecendo um tempo de 5,09 segundos.
As regras para estes recordes ditam que os competidores têm apenas 15 segundos para analisar o cubo antes de o começarem a resolver.
O primeiro recorde deste desafio foi registado em 1982, quando o norte-americano Minh Thai completou o cubo em 22.95 segundos.
[Youtube:bEiQwmEe45s]
Mas, no que respeita ao cubo de Rubik, ainda são as máquinas que têm a supremacia na sua resolução. Um robô fabricado nos EUA detém o recorde absoluto de 2.39 segundos e entrou para o "Guiness World Records" como o "Robô mais rápido a resolver o cubo de Rubik".