Pelo menos um adolescente morreu e cerca de quarenta pessoas, incluindo 31 alunos, ficaram feridas, esta quinta-feira, num acidente com um autocarro escolar em França, cujas causas são desconhecidas, anunciou a Câmara Municipal de Eure-et-Loir.
Corpo do artigo
“Esta manhã, pouco antes das 8 horas (7 horas de Portugal continental), um autocarro escolar da empresa de transportes Rémi esteve envolvido num acidente rodoviário na estrada D927, perto de Châteaudun (no centro do país)”, disse a Câmara Municipal de Eure-et-Loir, a oeste de Paris, acrescentando que “as causas do acidente são desconhecidas”.
Num comunicado de imprensa, a mesma fonte indicou ainda que “foi o único veículo envolvido” e que o balanço de vítimas é ainda provisório.
Seis veículos e cerca de quarenta bombeiros estiveram no local e foi instalado um posto médico perto do local do acidente com um centro de primeiros socorros, segundo a Câmara Municipal.
Foi ativada uma unidade de emergência médica e psicológica “para apoiar as vítimas e as suas famílias”, acrescentou.
“É com imensa tristeza que tomo conhecimento da morte de um adolescente esta manhã num trágico acidente com um autocarro escolar na RN10 em Châteaudun”, afirmou o ministro dos Transportes francês, Philippe Tabarot, na rede social X.
A ministra da Educação, Elisabeth Borne, também reagiu na rede social X ao acidente, exprimindo a sua “profunda emoção” e “imensa tristeza”.
“Envio as minhas mais sinceras condolências à sua família e amigos. Gostaria de manifestar o meu total apoio aos estudantes e à comunidade educativa. Estou a acompanhar de perto o estado de saúde dos feridos”, acrescentou.
Durante a sua viagem ao arquipélago Mayotte, departamento francês no oceano Índico, a antiga primeira-ministra anunciou que visitaria “a comunidade escolar do Liceu Emile-Zola [em Châteaudun] na segunda-feira de manhã”.
Para o local foram mobilizados cerca de 40 bombeiros, além de um posto médico avançado, instalado nos arredores ao local do acidente. Uma unidade de emergência médico-psicológica foi acionada para apoiar as vítimas e familiares.
Foi aberta uma investigação judicial para apurar as causas deste acidente.