Aeroporto da capital da Lituânia fechado durante a noite após alerta sobre balões suspeitos
O aeroporto da capital da Lituânia, Vilnius, reabriu esta manhã, depois de estar fechado durante a noite devido a um alerta sobre balões suspeitos.
Corpo do artigo
A operadora do aeroporto anunciou na rede social Facebook que a infraestrutura voltou a operar por volta das 550 (3.50 em Portugal continental) de hoje, cerca de 20 minutos depois da hora originalmente prevista.
A empresa tinha encerrado o aeroporto após ter sido informada da aproximação de "uma possível série de balões" pela agência de vigilância aérea Oro Navigajica às 22.16 de sábado (20.16 em Portugal continental).
Os aviões programados para aterrar na capital da Lituânia foram desviados para a cidade de Kaunas (centro-sul) ou para aeroportos nas vizinhas Letónia e Polónia, ou regressaram ao aeroporto de origem, enquanto um voo para Helsínquia foi cancelado.
Estes incidentes estão a aumentar em toda a Europa, com os membros da UE a suspeitarem que a Rússia - que faz fronteira com a Lituânia - está por detrás de voos sobre locais sensíveis, desde a incursão de pelo menos 19 drones nos céus da Polónia no início de setembro.
Leia também Aeroporto de Munique reabriu após segunda paragem em 24 horas devido a drones
A interrupção no tráfego aéreo em Vilnius ocorre pouco depois de um incidente semelhante no aeroporto de Munique, na Alemanha, onde foi encerrado na quinta-feira à noite e depois na sexta-feira à noite devido a alertas de drones, antes de reabrir no sábado.
O aeroporto de Munique reabriu na manhã de sábado, depois de as autoridades o terem encerrado na sexta-feira à noite pela segunda vez em menos de 24 horas, após dois novos avistamentos de 'drones'.
O aeroporto, um dos maiores da Alemanha, reabriu gradualmente a partir das 7 de sábado. Os aviões normalmente começam a descolar às 5.
A polícia federal disse que dois avistamentos de drones (aeronaves não tripuladas) foram confirmados pouco antes das 23 de sexta-feira perto das pistas norte e sul do aeroporto. Os drones afastaram-se antes de poderem ser identificados.