
Têm sido cancelados centenas de voos em vários aeroportos da Europa devido à queda de neve
Foto: Kiran Ridley/ AFP
O aeroporto de Viena suspendeu, esta terça-feira, temporariamente as suas operações devido ao gelo que cobre as pistas e as áreas circundantes, após a queda de neve durante a noite.
"Partimos do princípio de que a situação se manterá, em qualquer caso, até cerca das 11 horas (10 horas em Portugal continental)", disse o porta-voz do aeroporto, Peter Kleemann, à agência de notícias APA.
Em toda a área operacional, incluindo as pistas, plataformas e vias de serviço adjacentes, formou-se "uma espessa camada de gelo que, imediatamente após os trabalhos de descongelamento, volta a congelar", explicou o porta-voz.
Os serviços do aeroporto estão a trabalhar desde a madrugada para restabelecer o tráfego aéreo o mais rapidamente possível. O encerramento temporário obrigou a desviar voos para outros aeroportos, como os de Munique, Frankfurt, Colónia e Veneza e registaram-se atrasos nas partidas.
O aeroporto recomenda aos viajantes que consultem as suas companhias aéreas sobre o estado dos seus voos e, em caso de cancelamento, que não se desloquem às instalações.
As geadas também causaram problemas no transporte rodoviário na zona e as ligações ferroviárias de Viena para o aeroporto foram suspensas.
Diariamente, têm sido cancelados centenas de voos em vários aeroportos da Europa devido à queda de neve.
Chuva gelada afeta Praga
O aeroporto internacional de Praga anunciou hoje que limitou as suas operações, principalmente nas chegadas, devido à forte chuva gelada, o que causará atrasos nos voos durante todo o dia. "Devido à forte chuva gelada, as chegadas estão a ser limitadas para garantir o degelo da pista principal, das área circundantes e dos postos de estacionamento das aeronaves", declarou à emissora pública CT24 a porta-voz do aeroporto, Denisa Hejtmánková.
Mais de 15 chegadas estão atrasadas ou foram canceladas em Praga até às 9.22 horas (8.22 horas em Portugal continental) devido às condições meteorológicas, de acordo com o site do aeroporto.
O gelo causou problemas nas estradas e vias férreas em todo o país, com acidentes de trânsito e estragos nos pavimentos. A formação de gelo nas catenárias paralisou os comboios na zona de Praga e também limitou o tráfego ferroviário em Ústí nad Labem e Děčín, no Norte do país. Na capital, as condições de gelo complicaram o tráfego matinal nos transportes públicos, especialmente nos arredores da cidade.
