Agência dos EUA cancela inesperadamente reunião "importante" para discutir vacinas
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA cancelou inesperadamente uma reunião com especialistas para discutir o desenvolvimento das vacinas contra a gripe do próximo ano.
Corpo do artigo
Os laboratórios que produzem vacinas contra a gripe tradicionalmente contam com a FDA para selecionar anualmente que estirpes devem ser escolhidas com base nas variantes do vírus que devem circular nos Estados Unidos no inverno seguinte. A seleção geralmente é feita por um comité de especialistas convocado pela FDA em março com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo disse Paul Offit, membro do comité consultivo da FDA e diretor do Centro de Educação sobre Vacinas do Hospital Infantil da Filadélfia, à CNN, a reunião deste ano estava marcada para 13 de março, mas recebeu um e-mail na quarta-feira à tarde a dizer que tinha sido cancelada. "Não há indicação de que tenha sido adiada. Cancelada", afirmou, acrescentando que não é claro quem ordenou o cancelamento da reunião nem por que razões.
"Estamos todos a tentar entender o que está a acontecer. Porque é que essa reunião foi cancelada? É uma reunião importante. Qual é o plano para as vacinas contra a gripe este ano?", disse Paul Offit, membro do comité consultivo da FDA e diretor do Centro de Educação sobre Vacinas do Hospital Infantil da Filadélfia, à "CBS News".
Offit alertou que o cancelamento da reunião poderia interferir ou atrasar a produção de vacinas contra a gripe. Acrescentou ainda que, dado que as vacinas têm um ciclo de produção de seis meses, assume que o comité não vai escolher estirpes este ano.
A mesma ideia é passada por Stanley Perlman, outro membro do comité, que disse que ainda não tinha sido notificado sobre o cancelamento, mas que soube por outro membro do comité. Perlman disse, em declarações à agência Reuters, que as vacinas contra a gripe, particularmente aquelas que são feitas em ovos de galinha, podem demorar tempo a serem produzidas e que seria importante agendar a reunião em breve para que os fabricantes de vacinas possam ter as vacinas prontas para a próxima temporada de gripe. "Acho que não temos muito tempo", continuou, acrescentando que tinha sido notificado de que uma outra reunião de um subcomité marcada para mais tarde em março também tinha sido cancelada.
Num comunicado enviado à CNN, a FDA confirmou o cancelamento. “Uma reunião planeada para 13 de março do Comité Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da FDA sobre as estirpes da vacina contra a gripe para a temporada de gripe de 2025-2026 no hemisfério norte foi cancelada”, disse a agência. “A FDA tornará públicas as suas recomendações aos fabricantes a tempo para que vacinas atualizadas estejam disponíveis para a temporada de gripe de 2025-2026".
Uma reunião dos consultores de vacinas do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), o Comité Consultivo sobre Práticas de Imunização, programada para ocorrer esta semana, também foi adiada. A ordem de trabalhos da reunião incluía discussões e votações sobre vacinas contra a gripe e sobre o programa Vaccines for Children, que fornece vacinas a crianças cujos pais e tutores legais podem não ter condições de pagar por elas.
O cancelamento acontece depois de o Senado controlado pelos republicanos ter aprovado Robert F. Kennedy Jr. como secretário de saúde neste mês, ignorando o alarme generalizado da comunidade médica sobre a sua longa história de promoção de desinformação sobre vacinas e negação de factos científicos.
Grande parte do clã Kennedy virou-lhe as costas por causa das teorias da conspiração que começou a espalhar durante a pandemia de covid-19 sobre as vacinas, como a de que este vírus tinha como objetivo atacar caucasianos e negros e que as pessoas mais imunes são os chineses e os judeus asquenazes. Kennedy Jr. relacionou ainda os tiroteios em massa nas escolas com antidepressivos como o Prozac e denunciou que os democratas recebem muito mais dinheiro das empresas farmacêuticas do que os republicanos.
Até agora, nesta temporada de gripe, 86 crianças e 19 mil adultos morreram do vírus, de acordo com o CDC.