Agricultores conduzem 350 tratores pelas avenidas de Paris contra acordo com Mercosul

Agricultores franceses junto ao Arco do Triunfo conduzem tratores em direção à Champs-Élysées.
Foto: Teresa Suarez / EPA
Grupos de agricultores franceses conduzem esta terça-feira cerca de 350 tratores pelas avenidas de Paris em direção ao Parlamento para voltarem a protestar contra o acordo comercial entre União Europeia (UE) e o Mercosul, que consideram uma ameaça à sua subsistência.
A agência de notícias Associated Press relata que, escoltados pela Polícia, os tratores causaram congestionamento na hora de ponta enquanto percorriam a Champs-Élysées e outras avenidas da capital francesa, antes de atravessarem o Rio Sena para chegar à Assembleia Nacional.
A indignação dos agricultores em França e em outros países europeus aumentou depois de vários sindicatos terem apelado ao protesto. Os sindicatos pedem "ações concretas e imediatas" para defender a segurança alimentar da França.

Representantes da Federação Nacional dos Sindicatos de Proprietários Agrícolas (FNSEA) discursam enquanto os agricultores protestam em frente à Assembleia Nacional francesa (Foto: Geoffroy van der Hasselt / AFP)
A porta-voz do Governo francês, Maud Bregeon, disse hoje à emissora TF1, que o Executivo fará novos anúncios em breve para ajudar os agricultores.
O presidente Emmanuel Macron é um dos opositores ao acordo comercial UE-Mercosul, mas este deve ser assinado no sábado no Paraguai.
Os críticos deste acordo argumentam que o tratado prejudicará a agricultura europeia com a importação de produtos mais baratos da América Latina, que nem sempre atendem aos padrões europeus devido à insuficiência de controlos.
