Com o Natal à porta, multiplicam-se os mercados alusivos à época em toda a Europa. São muitas as opções para quem está a planear uma escapadinha, mas as preferências dos portugueses andam em torno de Berlim, Viena e Roma.
Corpo do artigo
Se no Ano Novo os portugueses preferem viagens para destinos longínquos e exóticos - como é o caso do Brasil -, para vivenciar o espírito natalício há uma maior procura por destinos europeus, onde o frio e a neve prevalecem. "As cidades dos mercados de Natal ganham especial relevância de procura, sobretudo Viena, Munique, Berlim, Zurique, Amesterdão, Roma e Florença", disse ao JN Pedro Quintela, diretor-geral de vendas da Agência Abreu.
Apesar de os portugueses marcarem as viagens com grande antecedência, referem as agências, ainda há tempo para planear uma viagem ao encontro da magia do Natal. Entre pistas de gelo, comboios, tendas gastronómicas e luzes, há atividades para todos os gostos nos quatro cantos da Europa.
Berlim
Na capital alemã, existem mais de 100 mercados espalhados por toda a cidade, sendo que grande parte prolonga-se até dia 7 de janeiro. Existem rodas gigantes, pistas de gelo e gastronomia local, cujo bratwurst, gluhwein e pão de gengibre são reis. Na famosa Potsdamer Platz, há um Winter World, mas o espírito natalício também está presente em outras zonas, junto ao portão de Brandemburgo e nas imediações do Palácio de Charlottenburg.
Dresden
Localizada nas margens do rio Elba, a cidade de Dresden acolhe o mais antigo mercado de Natal da Alemanha. O Striezelmarkt já conta com 589 edições e é tão famoso que, todos os anos, atrai cerca de 2,5 milhões de visitantes. Além da decoração natalícia e das inúmeras atividades para miúdos e graúdos, os visitantes podem deliciar-se com Christstollen, acompanhando a iguaria com um copo de vinho quente. O mercado, considerado um dos Best Christmas Markets in Europe 2023, encerra a 24 de dezembro.
Viena
Conhecida por ser uma cidade majestosa e monumental pelos grandiosos edifícios, Viena não abandona estas caraterísticas na época mais luminosa do ano. Foi em 1296 que a capital austríaca inaugurou o primeiro mercado de Natal e, século após século, a tradição mantém-se viva. O mais conhecido está localizado no coração da cidade, onde o espírito natalício faz esquecer as temperaturas negativas. Se o objetivo for fugir da confusão da capital, Salzburgo pode ser uma boa opção. O berço de Mozart alberga mais de 100 chalés de madeira que vendem presentes, vinho quente e comida de rua tipicamente austríaca. Inevitavelmente, os visitantes irão ouvir, até ao primeiro dia de 2024, a música "Silent Night", já que foi em Salzburgo que a canção foi escrita há mais de um século.
Estrasburgo
Autodenominada de "Capital do Natal" devido às famosas decorações nas estreitas ruas e à arvore gigante posicionada numa grande praça, Estrasburgo é uma região festiva desde 1570. O mercado de Natal de Estrasburgo, em França, que abriu a 24 de novembro de 2023, celebra a 453ª edição e tem como tema a ligação às tradições de modo a oferecer uma celebração autêntica. Este ano, o sistema de segurança foi aprimorado pelas autoridades locais para que os visitantes tenham uma experiência única. Mais de mil agentes estão nas ruas e, pela primeira vez, estão a ser usados drones de vigilância.
Londres
A capital britânica é uma das mais desejadas na época natalícia. As ruas, avenidas e lojas londrinas estão, por esta altura, repletas de luzes e decorações que, a cada esquina, não fazem os visitantes esquecer que o Natal está a chegar. Quanto aos mercados, esses são presença assídua em cada canto. Alguns exemplos ficam em Covent Garden, Leicester Square, Trafalgar Square, Greenwich, Kingston e King's Cross. No Hyde Park, a atmosfera natalícia do Winter Wonderland, um dos maiores mercados de Natal de Londres, faz com que o local seja dos mais visitados. Até 1 de janeiro, não faltam atividades e espetáculos para todas as idades.
Cracóvia
Na maior praça medieval da Europa, Rynek Glowny, os visitantes podem comprar bijutaria, brinquedos, decorações e outros presentes enquanto contemplam as brilhantes luzes que decoram o coração da cidade. Outra vantagem é que aqui é fácil comer bem com um baixo orçamento. Até 1 de janeiro de 2024, os fãs da época mais aconchegante do ano podem deliciar-se com salsichas polacas, joelho de porco e sopas típicas para acompanhar com shots de vodka, taças de vinho quente ou cerveja com sabor a mel.
Budapeste
Budapeste presenteia os visitantes com vários mercados, mas os dois maiores e mais brilhantes estão localizados mesmo no centro cidade. Para começar, o jornal "The Times" aconselha um passeio pela praça Vorosmarty, onde se podem encontrar presentes tradicionais húngaros e comida regional. O percurso pode continuar até à iluminada Basílica de Santo Estêvão e terminar com patinagem na pista de gelo junto à árvore de Natal gigante.