<p>A Air France substituirá, dentro de dias, as sondas que medem a velocidade dos aviões dos modelos A330 e A340, anunciou, esta terça-feira, o Sindicato de Pilotos de Linha francês (SNPL), maioritário na empresa de aviação.</p>
Corpo do artigo
No comunicado divulgado no passado sábado, a Air France explicava que tinha "acelerado o programa de substituição das sondas de velocidade", lançado a 27 de Abril, depois de ter constatado desde Maio de 2008 que, algumas sondas de velocidade originais tinham causado "incidentes de perda de informações".
A companhia aérea francesa também sublinhava no comunicado que o programa de substituição tinha sido adoptado antes da conclusão de uma experiência com uma nova sonda, proposta pelo grupo europeu Airbus, fabricante do A330 e A340, e que poderia melhorar significativamente em caso de congelação em altitude.
Em Setembro de 2007, a Airbus tinha emitido uma recomendação para que as sondas fossem substituídas. Entretanto, na passada segunda-feira, um sindicato minoritário de pilotos (que representa apenas 5 por cento dos pilotos da Air France) apelou às tripulações da companhia aérea francesa a negarem-se a voar com os aparelhos nos quais ainda não tivessem sido mudados instrumentos de controlo de velocidade.
Segundo uma nota interna da Air France de Novembro último, cujo conteúdo foi filtrado nas últimas horas, a empresa tinha registado "um número significativo de incidentes" com os instrumentos de controlo de velocidade.
O BEA é o organismo francês encarregue de investigar o acidente do A330 da Air France.