A fabricante de aviões europeia Airbus revelou, este domingo, que o avião A320-200 de AirAsia desaparecido na Indonésia tinha saído da fábrica em outubro de 2008 e tinha acumulado perto de 23 mil horas de voo.
Corpo do artigo
Segundo a AirAsia, o aparelho passou na última revisão realizada a 16 de novembro e os seus dois pilotos tinham 6.100 e 2.275 horas de voo.
Entre os sete membros da tripulação, contava-se também um mecânico, adiantou a companhia.
O aparelho da companhia AirAsia, MSN 3648 registado como PK-AXC, está equipado com motores CFM 56-5B e havia realizado cerca de 13.600 voos nesses mais de seis anos, precisou a Aibus em comunicado.
O voo QZ 8501, com 162 pessoas, perdeu esta manhã o contacto com os controladores aéreos quando fazia a rota entre Surabaia e Singapura.
O construtor aeronáutico europeu, que lamentou a falta de notícias do A320-200, frisou que, em linha com as regras internacionais, oferecerá "plena assistência à autoridade francesa de investigação em segurança e às autoridades encarregues da investigação".
Atualmente existem umas seis mil unidades do A320 em serviço, operados por 300 companhias. Trata-se de um modelo cuja exportação comercial se iniciou em março de 1988.
AirAsia, a maior companhia aérea "low cost" do sudeste asiático, é um dos principais clientes de Airbus.
O A320 presta serviços em redor do mundo em percursos que vão desde rotas curtas na Europa ou Ásia até voos transcontinentais através dos Estados Unidos.