Desde o início de Maio, foram registadas na Alemanha 470 casos de infecção com o Síndrome Hemolítico Urémico (HUS), a mais perigosa estirpe da bactéria E. Coli (EHEC), anunciou esta quarta-feira, em Berlim, o Insituto Robert Koch (RKI).
Corpo do artigo
Entre estes casos, houve nove mortes, refere o RKI, em comunicado.
Além disso, um total de 1064 pessoas foram contaminadas com EHEC, até 31 de Maio, quatro das quais também faleceram, revelou o RKI, que coordena o combate a epidemias a nível nacional.
Entretanto, há casos registados de EHEC em todos os 16 Estados federados alemães, mas sobretudo no norte, em Schleswig-Holstein (121 casos), e em Hamburgo (97), segundo o instituto berlinense.
O primeiro caso de contaminação com EHEC foi registado a 2 de Maio, e o último a 30 de Maio. Depois de um crescendo, o número de infecções começou a descer, a partir de 22 de Maio, o que no entanto, "não significa ainda que a doença esteja a retroceder", advertiu o RKI.
Por isso, é necessário continuar a renunciar preventivamente a ingerir tomate, pepino e salada crus, sobretudo produtos adquiridos no norte da Alemanha, até que o foco infeccioso seja detectado, recomenda o RKI.