A polícia britânica anunciou, esta segunda-feira, que recebeu o alerta sobre a presença de uma bomba no centro de Londres, um dia antes de a rainha Isabel II fazer uma visita histórica à Irlanda.
Corpo do artigo
"Foi recebido um aviso de ameaça de bomba para o centro de Londres hoje. A ameaça não é específica em relação ao local ou hora," indicou a polícia de Londres em comunicado. "O nível de ameaça em relação ao terrorismo irlandês não foi elevado e mantém-se em nível relevante", acrescenta.
"Pensamos que esta alerta está ligado aos dissidentes republicanos irlandeses", disse, posteriormente, um porta-voz da Scotland Yard à agência noticiosa francesa AFP.
A polícia londrina adiantou que os agentes estão a trabalhar para combater a ameaça e pediu ao público para estar vigilante.
Os paramilitares irlandeses utilizam há anos códigos conhecidos da polícia para autenticar os seus apelos no caso de alerta de bomba ou de reivindicação de um atentado.
O Mall, a célebre avenida que conduz ao palácio de Buckingham em Londres, foi fechado esta manhã na sequência de um "alerta por razões de segurança", segundo a polícia, que não precisou se os dois incidentes estavam ligados.
A rainha Isabel II visitará oficialmente a Irlanda naquela que será a primeira visita de um monarca britânico desde a independência daquele país.
A Irlanda obteve a independência em 1922, mas as relações com a ilha vizinha continuaram "envenenadas" devido ao destino da Irlanda do Norte, que integra o Reino Unido.