O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos da América emitiu um alerta de tsunami após um forte terramoto ao largo da costa da Califórnia, que entretanto foi cancelado.
Corpo do artigo
O sismo sentiu-se pelas 10.44 horas locais (oito horas mais tarde em Portugal continental) a cerca de 9 quilómetros a oeste de Ferndale, uma pequena cidade no condado costeiro de Humboldt. De imediato foi emitido um alerta de tsunami para aquela zona costeira do Oceano Pacífico, incluindo a cidade de São Francisco. Acabou por ser cancelado antes da meia noite local.
"Uma série de ondas poderosas e fortes correntes podem atingir as zonas costeiras perto de si. Está em perigo. Afaste-se das águas costeiras", alertava uma notificação de emergência enviada para os telemóveis localizados nas áreas afetadas. Segundo o "San Francisco Chronicle", os cidadãos foram aconselhados a procurarem zonas mais elevadas. Pelo menos 5,3 milhões de pessoas estavam sob o alerta de tsunami, que abrangeu 805 quilómetros de costa, desde a orla da Baía de Monterey, na Califórnia, até ao Oregon.
O epicentro foi a 80 quilómetros da costa de Eureka, a maior cidade da costa oeste norte-americana entre São Francisco e Portand, no Oregon. Os Serviços Geológicos dos Estados Unidos mediram o sismo como sendo de magnitude 6,6, mas depois reviram em alta para 7. Foram já registadas várias réplicas entre 2,5 e 4,2 de magnitude.
Segundo a CNN, o Zoo de São Francisco fechou. Algumas escolas estão a encerrar as atividades letivas e todos os meios de transporte subterrâneos foram suspensos.