O alerta de tsunami emitido no Havai após o sismo de intensidade 7,7 que abalou a costa ocidental do Canadá foi levantado, após as ondas registadas terem sido mais pequenas do que o previsto.
Corpo do artigo
O sismo, de magnitude 7,7, foi sentido na costa ocidental do Canadá, mas não há registo de danos graves e, embora partes da Colúmbia Britânica tenham sido evacuadas, a província parece ter escapado praticamente ilesa ao maior sismo no país desde 1970.
O Centro de Investigação Geológica norte-americano informou que o sismo abalou as ilhas da Rainha Carlota após as 20 horas locais de sábado (3 horas de domingo em Lisboa) e teve origem a uma profundidade de cinco quilómetros e 155 quilómetros a sul de Masset, Colúmbia Britânica.
O centro registou também duas réplicas: um com magnitude de 5,8, 14 minutos depois, e outro às 10:52, com magnitude 4,8.
O primeiro sismo foi sentido numa vasta área da província, tanto no continente como nas ilhas do Pacífico.
"Parece que os danos e o risco estão num nível muito baixo" disse Shirley Bond, ministra responsável pela gestão de emergências na província de Colúmbia Britânica.
O Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de tsunami para as zonas costeiras da província, o sul do Alasca e o Havai, levantado mais tarde.
O maior sismo a atingir o Canadá desde 1700 foi o terramoto de magnitude 8,1 em 22 de agosto de 1949, que abalou também a costa da Colúmbia Britânica.
O sismo deste domingo foi o maior sentido no Canadá desde 1970, quando um tremor de terra de magnitude 7,4 atingiu Haida Gwaii.
