Alerta em Espanha: Toblerone retira dois lotes de chocolate negro com rótulo incompleto

Chocolate retirado em Espanha por presença de alérgenos não indicados no rótulo
Foto: Divulgação
A Agência Espanhola de Segurança Alimentar alertou para a presença de alérgenos não declarados em barras de chocolate negro da marca Toblerone. Portugueses que viajam a Espanha também devem estar atentos e evitar o consumo.
A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN) emitiu um alerta sanitário devido à comercialização de barras de chocolate negro da marca Toblerone com ingredientes não incluídos no rótulo.
A notificação inicial foi feita pelas autoridades sanitárias da Comunidade de Madrid e transmitida através do Sistema Coordenado de Intercâmbio Rápido de Informação (SCIRI), com o objetivo de garantir a retirada dos produtos dos pontos de venda em Espanha.

O produto em causa é o "Chocolate negro com nougat 10% de mel e amêndoas". Os lotes afetados são OOY3154711, com data de consumo preferencial até 20 de maio de 2027, e OOY3155111, válido até 17 de junho de 2027.
A distribuição inicial abrangeu várias regiões espanholas: Andaluzia, Aragão, Castela-Mancha, Catalunha, Comunidade Valenciana, Ilhas Baleares, Canárias, Navarra, País Basco e Madrid.
A AESAN alerta que o produto pode ter sido redistribuído para outras regiões, pelo que espanhóis de todo o território e todos os viajantes, incluindo portugueses, que comprem ou transportem barras deste chocolate devem verificar os lotes.
A agência sublinha que "as pessoas com alergias ou intolerâncias a amêndoas, soja, ovo ou leite que possuam este produto em casa devem abster-se de consumi-lo", enquanto para o restante da população o risco é nulo.
A empresa responsável comunicou a ocorrência às autoridades competentes, cumprindo a legislação, reforçando a necessidade de não colocar alimentos inseguros à disposição do público.

