Uma central nuclear no norte da França foi temporariamente encerrada, nesta segunda-feira, depois de um grupo de alforrecas ter entupido as bombas utilizadas para arrefecer os reatores.
Corpo do artigo
O encerramento automático de quatro unidades "não teve impacto na segurança das instalações, na segurança do pessoal ou no ambiente", afirmou o grupo energético EDF no seu site.
"Estes encerramentos são o resultado da presença massiva e imprevisível de alforrecas nos tambores de filtragem das estações de bombagem", afirmou o operador da central nuclear de Gravelines. A central está totalmente encerrada após o incidente, já que as outras duas unidades da central já estavam fora de serviço para manutenção.
Três das unidades de produção desligaram-se automaticamente no final da noite de domingo, seguidas por uma quarta na madrugada de segunda-feira, informou a EDF.
"As equipas da central estão mobilizadas e a realizar os diagnósticos e intervenções necessários para reiniciar as unidades de produção com total segurança", afirmou a EDF.
Gravelines é a maior central nuclear da Europa Ocidental, com seis reatores, cada um com capacidade para produzir 900 megawatts. A central deverá inaugurar dois reatores de última geração, cada um com uma capacidade de 1600 megawatts, até 2040.