
Foto: Neill Hall/EPA
Um estudo da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, e da Universidade de Medicina Veterinária, na Áustria, identificou um grupo de cães com talento excecional para aprender palavras. Estes animais conseguem reter os nomes de centenas de brinquedos.
Os cientistas conhecem cerca de 50 destes cães, mas ainda não sabem ao certo o que está por detrás das suas capacidades com as palavras.
Apesar de saberem que os animais conseguiam aprender, por exemplo, os nomes dos seus peluches, os investigadores perceberam que eles conseguem também compreender novos nomes ouvindo conversas alheias.
Dez cães talentosos - incluindo um Border Collie chamado Basket e um Labrador chamado Augie - observaram os seus donos a segurar um brinquedo novo e a falar com outra pessoa sobre o mesmo.
De seguida, foram instruídos a ir para outra divisão e buscar aquele brinquedo específico no meio de muitos outros.
Sete dos dez cães aprenderam com sucesso os nomes dos seus novos brinquedos apenas ouvindo passivamente os seus donos.
"Esta é a primeira vez que vemos um grupo específico de cães capaz de aprender nomes ouvindo interações", frisou a autora do estudo, Shany Dror, da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, e da Universidade de Medicina Veterinária, na Áustria.
Os cachorros tiveram sucesso mesmo quando os donos colocaram o brinquedo numa caixa opaca e falaram sobre ele com outra pessoa, criando uma desconexão entre ver o objeto e ouvir o seu nome.
Apenas alguns outros animais, como os papagaios e os macacos, demonstraram esta capacidade de escutar conversas alheias.
