Jordan Romero, um norte-americano de 13 anos, tornou-se, hoje, sábado, no mais jovem alpinista a chegar ao cume do monte Evereste, segundo o seu site na Internet.
Corpo do artigo
"A equipa acabou de nos ligar e de confirmar que estão no cume do Evereste, o mais alto do Mundo. Os seus sonhos materializaram-se", refere o comunicado divulgado no site de Jordan Romero, segundo a Lusa.
O adolescente californiano, natural de Big Bear Lake, a 125 quilómetros de Los Angeles, passa assim a ser o mais jovem alpinista a conquistar o cume mais alto do Mundo (8848 metros), uma ambição que tinha desde os nove anos, quando viu um poster do Evereste na escola.
O recorde para o alpinista mais jovem a escalar o Evereste pertencia ao nepalês Temba Tsheri, que realizou a proeza quando tinha 16 anos.
"Sinto-me um pouco nervoso, mas estou muito mais excitado", disse Romero à AFP em Katmandou, antes de iniciar a viagem para o campo de base do Evereste, no Tibete. "É qualquer coisa que sempre sonhei fazer antes de morrer".
Com 10 anos já tinha escalado o Kilimanjaro (5895 metros), na Tanzânia, e com 11 o Monte McKinley (6194), no Alasca, e o Aconcágua (6962), na Argentina, a mais alta montanha do continente americano.
O facto de ter sido dada autorização a um adolescente de 13 anos para se lançar numa aventura que custou a vida a vários adultos experientes causou diversas críticas no Nepal, onde alguns observadores consideraram que Romero era demasiado novo para avaliar os riscos.