As Nações Unidas divulgaram a maior sondagem alguma vez feita no âmbito das alterações climáticas. A principal conclusão é que 80% dos inquiridos dizem que os governos devem fortalecer os seus compromissos nesta matéria e acelerar o uso de energias renováveis.
Corpo do artigo
A ONU revelou uma sondagem feita junto de 75 mil pessoas acerca do aquecimento global, a maior alguma vez levada a cabo no âmbito das alterações climáticas. Desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford em 77 países, o estudo recomenda aos governos que tomem medidas mais robustas e que abandonem rapidamente o recurso aos combustíveis fósseis.
Segundo Achim Steiner, administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, responsável que é citado pelo jornal espanhol El País, “a primeira mensagem, muito clara e inequívoca, é que uma grande maioria, à volta de 80% dos inquiridos, realmente quer que os países reforcem os seus compromissos”. Perante a pergunta “Deve o seu país fortalecer ou debilitar os seus compromissos para enfrentar as alterações climáticas?”, oito em cada dez pessoas dizem que os estados devem endurecer as medidas.