Amazon vai pagar 17 milhões de euros ao "New York Times" para usar artigos para treinar IA
A Amazon concordou em pagar ao "The New York Times" (NYT) pelo menos 20 milhões de dólares (17 milhões de euros) anuais pelo acesso a artigos e conteúdos jornalísticos para treinar os seus modelos de inteligência artificial (IA).
Corpo do artigo
A informação foi avançada hoje pelo "The Wall Street Journal".
Como parte do acordo, que tinha sido anunciado em final de maio, o NYT permitirá à gigante tecnológica liderada por Jeff Bezos usar conteúdos do jornal, da sua publicação de culinária (NYT Cooking) e do seu parceiro desportivo The Athletic para alimentar as suas ferramentas de IA.
Na prática, isso irá permitir a possibilidade de visualizar resumos em tempo real e partes de artigos do "The New York Times" em serviços e plataformas da Amazon, incluída a assistente virtual Alexa, assim como a capacitação de outros modelos criados pelas empresas de Bezos, que detém também o "The Washington Post", concorrente direto do NYT.
Esta é a primeira vez que o "New York Times" chega a um acordo de licença centrado na tecnologia de IA generativa.
Para o NYT, 20 milhões de dólares representa aproximadamente 1% do orçamento operacional da empresa em 2024, de acordo com o "The Wall Street Journal".
O acordo parece marcar uma mudança de estratégia do título nova-iorquino relativamente à IA.
Em 2023, o grupo de media processou a OpenAI e a Microsoft por violação de direitos de autor, acusando as tecnológicas de utilizarem milhões de artigos publicados pela icónica publicação para treinar os seus "chatbots" sem qualquer compensação financeira.
Vários media norte-americanos e europeus, como "Le Monde" (França) e "Prisa Media" (Espanha), chegaram a acordos de conteúdos com a OpenAI para os próximos anos.