Donestk, a cidade ucraniana onde o F.C. Porto joga esta quarta-feira com Shakhtar, para a Liga dos Campões, está sob alerta de atentado terrorista. Mais de 700 agentes estão a patrulhar as ruas da cidade e a polícia reforçou a vigilância junto ao hotel onde Pinto da Costa e jornalistas portugueses estão hospedados. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
O alerta foi lançado após a ameaça de um alegado grupo terrorista, que tinha anunciado para as 16 horas (14 em Portugal continental) a explosão de um bomba, em local indeterminado.
O JN já contactou a comitiva portista e fonte do clube garantiu que está tudo calmo no hotel onde está instalado o F. C. Porto. Aliás, esta manhã, os dragões passearam pela cidade, no habitual passeio antes do almoço.
O JN constatou, no local, que houve reforço policial, também, junto ao estádio do Shaktar, onde o F. C. Porto defronta a equipa local, quarta-feira, sendo visível um elevado número de polícias, vários acompanhados de cães capazes de detectar explosivos.
As forças de segurança tomaram medidas especiais depois de os alegados autores de uma explosão, na passada quinta-feira e na qual morreu uma pessoa, terem ameaçado preparar novos actos terroristas, informou a agência noticiosa russa Ria-Novosti, citando fontes oficiais.
Desta vez, os autores anónimos das ameaças afirmaram esperar que as reivindicações apresentadas à direcção do Serviço de Segurança da Ucrânia e do Ministério do Interior fossem cumpridas.
A polícia lançou um apelo à população para que esteja vigilante.
Em conferência de Imprensa, o presidente da câmara de Donetsk, Alexandre Lukiantchenko, declarou que as forças de segurança receberam todas as ordens necessárias para impedir possíveis actos terroristas.
"Estão a ser tomadas as medidas preventivas necessárias. Isto é novo para as forças de segurança e muito mais para a população", acrescentou.
* com Agência Lusa