
Andrej Babis já tinha governado o país entre 2017 e 2021
Foto: AFP
Andrej Babis foi nomeado primeiro-ministro da República Checa, dois meses após o partido que lidera, ANO, ter vencido as eleições parlamentares.
Babis, 71 anos, milionário e apoiante do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já tinha governado o país entre 2017 e 2021.
Hoje, Andrej Babis foi nomeado oficialmente pelo presidente Petr Pavel.
Anteriormente, o chefe de Estado tinha anunciado dar posse a Babis depois do vencedor do líder do partido populista ANO ter garantindo que transferiu as atividades da empresa Agrofert, de que é proprietário, para "uma entidade independente", evitando conflitos de interesses.
O presidente checo sublinhou que, desta forma, Babis respeitou os resultados das eleições parlamentares e as negociações que decorreram para a formação de um governo de coligação.
Na República Checa, está em vigor legislação que limita a influência dos titulares de cargos políticos sobre as empresas que recebem fundos públicos ou europeus.
Babis já enfrentou problemas relacionados com conflitos de interesses durante o anterior mandato (2017-2021) como chefe do Executivo.
Nessa altura, transferiu as ações para fundos fiduciários, mas manteve a propriedade exclusiva da empresa.
Andrej Babis é a sétima pessoa mais rica da República Checa, um país com 10,9 milhões de habitantes, segundo a revista Forbes.
