A chanceler alemã Angela Merkel partiu, hoje, sábado, pelas 11.25 horas, do aeroporto de Figo Maduro, com destino a Roma, depois de uma inesperada escala em Lisboa.
Corpo do artigo
"O objectivo é chegar o mais rapidamente possível à Alemanha", explicou fonte da embaixada, em declarações Lusa. O fecho dos 16 aeroportos internacionais alemães pelo menos até às 14 horas (13 horas em Portugal Continental), por causa da nuvem vulcânica que obrigou ao encerramento de vários aeroportos, obrigou Ângela Merkel a seguir de avião até Roma, de onde prosseguirá de carro até à Alemanha.
A comitiva, composta por 58 pessoas, começou a chegar ao aeroporto de Figo Maduro perto das 10horas. A chanceler chegou pelas 10.35 horas, escoltada pela polícia, tendo entrado logo no avião da Força Aérea alemã.
Angela Merkel regressava sexta-feira de uma viagem oficial aos Estados Unidos, mas teve de fazer escala em Lisboa, por causa das perturbações do tráfego aéreo, tendo pernoitado num hotel na capital portuguesa.
O primeiro-ministro português, José Sócrates, deslocou-se sexta-feira ao aeroporto militar de Figo Maduro para um encontro "de cortesia" com Angela Merkel. Hoje, foi acompanhada pela subchefe do protocolo português, Clara Nunes dos Santos.