O Estado de Nova Iorque está a investigar uma dezena de empresas por suspeita de evasão fiscal, incluindo o fundo de investimento Bain Capital, fundado pelo candidato presidencial republicano, Mitt Romney, revelou, esta segunda-feira, o diário New York Times.
Corpo do artigo
O ministro da Justiça do Estado, Eric Schneiderman, "intimou nas últimas semanas uma dezena de empresas a fornecer informação que mostre se fizeram passar por investimentos alguns custos imputados aos investidores".
Entre os nomes das empresas citadas figura a Bain Capital, que fez a fortuna de Mitt Romney.
Em agosto, documentos financeiros internos da empresa, mas colocados em linha, revelaram que pelo menos "mil milhões de dólares [794 milhões de euros] em custos (...) foram convertidos em investimento produtor de capital", uma classe de ativos sujeita a uma taxa federal de 15 por cento, evitando a taxação de 35 por cento a que estariam sujeitos se tivessem outra classificação.
Mitt Romney, candidato do Partido Republicano à eleição presidencial de 06 de novembro, foi por várias vezes alvo de críticas, na imprensa e dos seus adversários democratas, pelas atividades financeiras no Bain Capital, que abandonou em 1999.