O regulador de publicidade do Reino Unido proibiu hoje uma publicidade na televisão britânica ao sabonete Sanex, considerando que transmitia um "estereótipo racial" de que "a pele negra é problemática e a pele branca é superior".
Corpo do artigo
O anúncio mostra uma mulher negra com marcas vermelhas de arranhões, depois outra coberta por um material semelhante a argila com a legenda: "Para quem tem a pele ressecada mesmo quando exposta à água."
Em seguida, continua com a imagem de uma mulher branca a tomar banho com sabonete Sanex: "Experimente tomar banho com o novo Sanex Skin Therapy e seu complexo patenteado de aminoácidos. Para uma sensação de hidratação 24 horas".
A publicidade termina com um texto e uma 'voz-off' [narração]: "O alívio pode ser tão simples quanto um duche".
De acordo com o comunicado do regulador britânico, a Colgate-Palmolive, proprietária da marca Sanex, explicou durante a investigação que "apresentar modelos de diferentes origens e tons de pele" fazia parte de seu compromisso "com a diversidade" para transmitir a ideia de que o produto "é adequado para todos".
O órgão reconhece na decisão que a mensagem "não é intencional e pode passar despercebida por alguns espetadores", mas acredita "que o anúncio provavelmente reforçará o estereótipo racial negativo e ofensivo de que a pele negra é problemática e a pele branca é superior".
Contactada pela AFP, a Colgate-Palmolive não respondeu até agora.