Aparência desleixada e estilo militar: Letónia divulga guia prático para detetar espiões russos
Os serviços secretos da Letónia alertaram para a presença de falsos turistas que são, na verdade, espiões russos, podendo representar uma ameaça para o Ocidente. Aparência desleixada, estilo militar e posse de equipamento especializado são alguns dos aspetos que os podem desmascarar.
Corpo do artigo
O mais recente relatório anual do Serviço de Informação e Segurança da Defesa da Letónia, conhecido como MIDD, tem em vista alertar os cidadãos para a possível presença de espiões russos disfarçados de turistas, numa altura de crescente tensão entre a Rússia e o Ocidente.
De acordo com os serviços secretos da Letónia, citados pelo jornal britânico “The Guardian”, as suspeitas devem recair sobre indivíduos com aspeto descuidado, má higiene e cortes de cabelo curtos, despenteados e com estilo militar. Turistas que pareçam desorientados ou que transportem equipamento especializado de sobrevivência ao ar livre, como mapas, rádios e kits médicos, devem também ser alvo de desconfiança.
Segundo o guia prático, os suspeitos podem ainda estar presentes em locais militares e áreas remotas sem terem qualquer tipo de interesse pela natureza, fazerem-se passar por trabalhadores humanitários ou terem conversas intrusivas com os locais.
“A experiência ucraniana mostra que os serviços especiais russos são capazes de se adaptar ao ambiente e às circunstâncias em que os grupos de reconhecimento-espionagem-sabotagem são utilizados”, partilhou o MIDD. O serviço alerta ainda que “os seus membros podem não corresponder visualmente ao perfil clássico do sabotador de reconhecimento”.
Embora peça para que os cidadãos estejam atentos, os serviços secretos apelam para que não tentem capturar ou neutralizar os suspeitos, deixando esse trabalho para as autoridades policiais e forças armadas.