A televisão russa Rossiya 24 emitiu um segmento meteorológico onde refere que as condições na Síria são "excelentes" para efetuar bombardeamentos. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
A situação caricata aconteceu este fim de semana no boletim meteorológico do canal televisivo russo Rossiya 24. A apresentadora destacou as condições atmosféricas da Síria, dizendo que são adequadas para ataques aéreos.
[Youtube:rzQGUarIPPk]
A apresentadora começa por dizer que este é um dos assuntos da semana e que, segundo os especialistas, as "condições meteorológicas [na Síria] são excelentes" para ataques aéreos.
"Outubro na Síria é um mês ótimo para voar, a velocidade média do vento é de 2.4 metros por segundo, com rajadas fortes apenas uma vez por mês, e com chuva a cada 10 dias", refere a apresentadora do canal russo. Enquanto relata a situação, surge no cenário um jato e, posteriormente, ataques aéreos.
"Nestas condições, os aviões podem mergulhar abaixo das nuvens e podem conduzir ataques em alvos terrestres", acrescenta. Chega ainda a referir a altitude adequada para os bombardeamentos, que é entre três a cinco quilómetros do solo. Segundo a apresentadora, depois das tempestades que irão decorrer ainda esta semana, o tempo irá estar "ideal para voos militares" no resto do mês.
Esta declaração surge numa altura em que o governo de Vladimir Putin procura justificar os ataques aéreos russos na Síria, que começaram dia 30 de setembro e não têm sido apoiados pela comunidade internacional. O primeiro-ministro britânico David Cameron referiu que a ação russa se trata de um "erro terrível", enquanto o presidente norte-americano Barack Obama diz que os ataques aéreos são a "receita para o desastre".