O Arctic Sea vai estar atracado em Lisboa hoje, sábado, e amanhã para reabastecimento de óleo. A informação foi dada por Mikhail Voitenko, o redactor do portal “Boletim Marítimo – Sovfracht”. Marinha portuguesa desmente presença do navio em águas nacionais.
Corpo do artigo
“Não tenho nada a perder, por isso escrevo”, afirma Voitenko, num breve texto publicado no portal, e precisa que “a 5 e 6 de Setembro o Arctic Sea vai estar ancorado em Lisboa para reabastecimento (óleo)".
Voitenko acrescenta ainda que recebeu uma carta da parte de algumas das esposas da tripulação do contratorpedeiro “Ladni”, que procedeu à detenção do Arctic Sea, em que se lamentam de não conseguir ter nenhum contacto com os maridos e pedem uma explicação para “o que está a suceder”. A explicação de Voitenko é que “envolveram o Arctic Sea num silêncio de chumbo. Porquê?”.
Voitenko encontra-se actualmente na Tailândia, porque diz que foi ameaçado pelos serviços secretos. A informação inicial da sua fuga, inicialmente para Istambul, tinha sido posteriormente desmentida pela direcção da Sovfracht, mas o redactor do “Boletim Marítimo”, que continua a ter acesso ao portal, publicou hoje um comunicado em que confirma que teve de deixar a Rússia por motivos de segurança.
A informação da presença do Arctic Sea em Lisboa é desmentida pela tenente Maria Martins, porta-voz Marinha portuguesa, que adianta que o cargueiro não se encontra em águas territoriais portuguesas e que não há nenhum pedido para os próximos dias para permitir a sua entrada.
* com Lusa