
A campanha eleitoral para as eleições presidenciais em França começa esta segunda-feira, sendo o atual presidente, Nicolas Sarkozy, e o candidato socialista François Hollande apontados pelas sondagens como os favoritos à corrida de 22 de abril.
Apesar de a campanha ainda não ter começado oficialmente, os dois candidatos já andam nas ruas a promoverem-se.
Nicolas Sarkozy, da União para um Movimento Popular (UMP), volta a "piscar o olho" aos eleitores seniores, que o apoiaram nas eleições de 2007.
O principal anúncio da conferência de imprensa onde o candidato apresentou o seu programa, na quinta-feira, dizia respeito aos reformados: Sarkozy prometeu que a partir de 1 de julho o pagamento das pensões será no primeiro dia do mês e não a 08 como é habitual.
"Esse segmento incentivou a sua vitória em 2007 e tem sido o seu principal apoio durante estes cinco anos. É a parte da população que tem sido menos crítica com ele", disse ao jornal francês Le Monde o diretor adjunto do departamento de opinião do Instituto Francês de Opinião Pública (IFOP), Frédéric Dabi.
Por seu lado, o candidato socialista François Hollande já assumiu o compromisso de apresentar à União Europeia uma proposta para reformar o tratado europeu, reorientando-o para o crescimento, caso ganhe as eleições de 22 de abril.
A nível interno, Hollande anunciou que vai apresentar no verão uma proposta de reforma fiscal "através da aprovação de uma lei do orçamento que corrija as aprovadas pela atual maioria conservadora do presidente Nicolas Sarkozy".
As eleições realizam-se a 22 de abril e, se for necessária, a segunda volta realiza-se a 06 de Maio.
