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Madrid, 17 Fev (Lusa) -- A quarta edição da Art Madrid foi um sucesso com 22 milhões de euros de vendas, particularmente de obras de artistas jovens, e um aumento de 25 por cento no número de visitantes, para 31 mil, informaram os responsáveis do certame.
Em comunicado, os organizadores referem que os coleccionistas apostaram em obras consagradas mas particularmente nas obras de artistas jovens, com mais visitas e mais compras institucionais.
De destacar ainda a maior afluência de público estrangeiro e de fora da capital espanhola e a crescente fidelização de clientes de galerias que regressaram este ano à Art Madrid.
Na sua quarta edição o certame, em que participaram cinco galerias portuguesas, conseguiu ultrapassar as expectativas, com as vendas a manterem-se praticamente idênticas às do ano passado, nos 22 milhões de euros, apesar da crise económica.
"A Art Madrid consolida-se assim como um evento imprescindível na agenda artística e mantém-se como uma alternativa clara para a arte espanhola contemporânea", reivindicam os organizadores.
A suscitar bastante interesse entre compradores e públicos estiveram os dois programas Young Art e Art Show, que contaram também com a participação de galerias portuguesas.
Grande parte das vendas foi de obras de jovens artistas, entre os quais Juan Francisco Casas, Jacinto Moros, Germán Gómez, Unai San Martín, Samuel Salcedo, Salvador Díaz, César Delgado, Sergio Barrera e Sara Sanz.
No leque de compras estiveram outros trabalhos da vanguarda histórica, com nomes como Warhol, Lindstrom, Carmen Calvo, Alexanco, Equipo Crónica, José Hernández, Chillida, Broto, Plensa e Canogar, entre outros.
Na edição do próximo ano, os organizadores vão renovar a aposta nas galerias jovens, com destaque, uma vez mais, para "a diversidade e a qualidade expositiva".
ASP.
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