A cadeia de supermercados Lidl chegou a Portugal em 1995 e rapidamente se tornou uma referência no segmento das lojas discount, cujo lema é produtos de qualidade a preços baixos, através sobretudo da aposta em marcas próprias.
Corpo do artigo
Hoje tem 238 lojas espalhadas pelo país, onde emprega cerca de 4500 pessoas. O investimento efetuado ao longo destes 18 anos em Portugal já ultrapassa os mil milhões de euros.
A fábrica de pneus da Continental Mabor, em Lousado, Famalicão, existe há perto de 25 anos, sendo a principal empresa no país do grupo de componentes para automóveis de Hanôver. No ano passado, contribuiu com perto de 800 milhões de euros para os mil milhões de euros faturados pela multinacional alemã em Portugal, onde emprega 2243 trabalhadores. Cerca de 98% da produção destina-se à exportação.
Além de ser uma das marcas de automóveis preferidas dos portugueses, com quase dez mil unidades vendidas em 2012, a Volkswagen é também responsável pelo maior investimento industrial estrangeiro efetuado no país: a Autoeuropa, em Palmela. Inaugurada em 1995, a filial portuguesa da marca alemã produziu no ano passado 112 550 veículos, a esmagadora maioria (99,4%) para exportação. Com 3626 trabalhadores em 2012, a fábrica, que tem um incorporação nacional de 60%, dá no entanto emprego a muitos outros milhares no país.