A 12 de outubro de 1492 Cristóvão Colombo descobria a América, um acontecimento durante muito tempo rodeado de lendas e atos heroicos. Porém, hoje, mais de 500 anos depois, são diferentes os discursos sobre a conquista do Novo Mundo.
Corpo do artigo
Desde há séculos, o 12 de outubro é motivo de celebração em Espanha e na América Latina. Ainda assim, nos últimos tempos a expansão dos movimentos indígenas e a defesa dos seus direitos fizeram surgir novas teorias sobre este acontecimento histórico.
Argentina
Na década de 90, o discurso sobre a conquista da América mudou radicalmente na Argentina, especialmente a partir da celebração dos 500 anos sobre a descoberta. Desde esse momento, as palavras também foram mudando. Por exemplo, o termo 'descobrimento' encontrou um perfeito substituto no conceito 'encontro de culturas'. E, além disso, no ano 2010, a comemoração do 12 de outubro adotou um outro nome: passou de chamar-se 'Dia da Raça' para 'Dia da Diversidade Cultural Americana'.
Hoje em dia, nas escolas argentinas já não se aprendem os detalhes históricos da conquista, antes se tenta recuperar a memória dos povos anteriores à chegada de Cristóvão Colombo.
Brasil
Tal como acontece em Espanha, a data é dia de feriado nacional no Brasil, mas por motivos muito diferentes. No país latino-americano é celebrado o dia da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que lembra a estória do povo de Guarantinguetá.
Em 1717, três pescadores da vila andavam à procura de peixe no rio. Porém, o que finalmente capturaram foi a própria Virgem da Conceição. Com o tempo, a Virgem tornou-se muito conhecida e, finalmente, em 1930, foi nomeada padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI. Além disso, no ano de 2003, a história afro-brasileira foi incluída na educação básica.
Chile
Oficialmente, o 12 de outubro é conhecido no Chile como o 'Dia do encontro de dois mundos'. Apesar disto, a efeméride continua a ser maioritariamente nomeada pelas pessoas como o 'Dia da Raça'.
No que respeita ao âmbito da educação, o dia caracteriza-se por encontros multiculturais em escolas.
Colômbia
Na Colômbia, o tratamento do descobrimento da América nas escolas também tem mudado muito. Agora os professores aproveitam para aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as raízes culturais dos povos anteriores à colonização. No mesmo dia também se festeja o 'Dia Nacional da Árvore'. Desta maneira, à reivindicação da cultura indígena junta-se a defesa do património natural do país.
O aniversário da conquista comemora-se na atualidade com o nome de 'Dia da Raça'.
México
Neste país centro-americano, se anteriormente se enfatizavam as expedições, agora tenta-se destacar a exploração sofrida pelas povoações indígenas
Este é um fragmento de um livro de História para alunos de 12 anos:
"Como resultado das viagens de exploração do século XVI, os europeus alcançaram uma grande expansão económica devido à pilhagem e exploração dos recursos da América. Isto beneficiou muitos europeus. No entanto, a sua chegada representou uma tragédia para muitas pessoas e culturas. Milhões de nativos americanos morreram após a conquista espanhola da América".