Garun Kurbanov, porta-voz de Magomedsalam Magomedov, presidente do Daguestão república do Cáucaso do Norte russo, e o seu motorista foram assassinados a tiro, esta quinta-feira, informaram autoridades policiais citadas pelas agências russas.
Corpo do artigo
"O incidente ocorreu cerca das 08.15 horas de Moscovo (5.15 em Portugal continental) na rua Montachov. Desconhecidos abriram fogo contra o automóvel de Kurbanov. O funcionário e o seu motorista morreram", declarou uma fonte policial citada pela Ria-Novosti.
Segundo precisou a fonte, Kurbanov foi abatido quando saía de casa e se dirigia para o automóvel.
Quanto à causa do assassinato, Vladimir Markin, porta-voz do Serviço de Investigação da Rússia declarou: "os investigadores estudam todas as versões possíveis, mas a prioridade é dada à actividade profissional de Kurbanov".
Normalmente, esses assassinatos são atribuídos à guerrilha separatista islâmica que actua no Cáucaso do Norte.
Garun Kurbanov nasceu em 1962. Considerado um profundo conhecedor do Cáucaso, trabalhou, entre 2000 e 20004, no Ministério da Imprensa, Televisão e Meios de Comunicação da Rússia.
Em 2008, passou a ocupar o cargo de ministro para Política Nacional, Informação e Relações Externas do Daguestão e, em Março passado, foi nomeado chefe do serviço de informação do Presidente dessa república do Cáucaso russo.