
Valentina terá sido asfixiada
Policía de Maldonado
O assassinato de uma adolescente de 17 anos pelo ex-namorado, da mesma idade, causou indignação, esta quinta-feira no Uruguai, onde já foram registados 11 homicídios de mulheres este ano.
O corpo de Valentina Cancela Sarmoria foi encontrado na tarde de quinta-feira, enterrado parcialmente numa duna da praia de Punta del Este, uma das mais famosas do país, depois de o ex-namorado ter confessado o crime e ter conduzido a polícia até ao local.
Imagens de câmaras de segurança registaram o casal a chegar à praia na tarde de terça-feira, e o jovem, identificado pelas iniciais S.G.R., a vir embora sozinho.
Segundo a autópsia, a causa da morte terá sido asfixia, informou o porta-voz da Procuradoria-Geral da Nação, Javier Benech.
A polícia fez referência a incidentes anteriores entre os jovens. "No primeiro caso, a polícia viu os jovens na via pública, quando ela agredia fisicamente o namorado. O segundo é uma denúncia feita pela mãe da jovem", informou à AFP uma fonte judicial. "Em ambos os casos, a Justiça foi informada e determinou que os pais cumprissem as obrigações inerentes ao poder paternal".
"O risco não deve ter sido avaliado corretamente naquele momento", declarou a diretora do estatal Instituto Nacional das Mulheres, Mónica Bottero.
O Ministério do Interior recebeu, desde o início do ano e até 30 de julho, 24.473 denúncias por episódios de violência doméstica, e registou 11 homicídios com agravante de feminicídio, acrescentando que esse número está dentro da média histórica de 25 feminicídios por ano no Uruguai.
O adolescente foi acusado de homicídio agravado por feminicídio, e internado num centro de reclusão de menores até à sentença definitiva.
