Frank Rubio está na Estação Espacial Internacional há meses e não consegue regressar à Terra devido a uma avaria da nave espacial que o deveria trazer de volta.
Corpo do artigo
Frank Rubio é um astronauta norte-americano de 47 anos e encontra-se em missão na Estação Espacial Internacional (EEI). Rubio nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, mas considera Miami a sua cidade natal. É casado com Deborah Rubio e tem quatro filhos. A sua mãe, Myrna Argueta, vive em El Salvador.
Em declarações ao canal espanhol Univision, citadas pelo jornal espanhol "La Vanguardia", o astronauta admite sentir-se bem após quase seis meses na EEI, um período que provavelmente irá duplicar-se e que poderá fazer dele o primeiro astronauta a passar um ano no espaço.
Pode ficar mais seis meses no espaço
A 21 de setembro do ano passado, Frank Rubio tornou-se o 12.º hispânico a chegar à EEI, a bordo da nave espacial russa Soyuz, naquele que é o primeiro voo do astronauta desde que foi selecionado pela NASA - entre 18 mil pessoas - em 2017.
"Se regressar mais cedo à Terra ficarei feliz por estar com a minha família", admitiu o astronauta, quando questionado pelo canal espanhol sobre a possibilidade de um regresso mais rápido. No entanto, reconhece que os problemas técnicos significam que pode ficar "mais três a seis meses na EEI".
Rubio explicou que existe um problema de fuga de líquido de refrigeração na cápsula Soyuz que não permite que a nave seja trazida de volta à Terra. O astronauta avançou que a avaria está a ser resolvida, mas não partilhou mais detalhes.
Mais alimentos na Lua e em Marte
Frank Rubio explicou à televisão espanhola que a EEI está a realizar vários estudos científicos que incluem o cultivo hidropónico e aeropónico para descobrir se é possível aumentar a quantidade de alimentos em futuras expedições à Lua e a Marte. "Este tipo de experiências é útil para compreender como é que as plantas crescem", realçou Rubio, referindo que um dos grandes objetivos é alcançar a autossuficiência no espaço.
Para além do cultivo de alimentos, a estação espacial também está a analisar o impacto da microgravidade no corpo humano. Se Rubio passar, de facto, um ano no Espaço, este estudo pode ajudar a melhorar a experiência do astronauta, que pratica exercício todos os dias para evitar perder massa óssea.