Pelo menos 18 pessoas morreram numa série de tiroteios em Lewiston, no Estado norte-americano do Maine. O atirador ainda está em fuga.
Corpo do artigo
"Há um atirador na cidade de Lewiston", declarou a polícia do Estado do Maine, na rede social Facebook, na quarta-feira à noite.
O suspeito "continua a monte", indicou a polícia do condado de Androscoggin, que divulgou fotografias que mostram um homem branco, de camisola castanha e calças azuis escuras, armado com uma espingarda semiautomática.
Os tiroteios ocorreram em três locais diferentes, incluindo numa pista de bowling, num restaurante e num centro logístico de um supermercado Walmart, noticiou a cadeia de televisão CNN. Os primeiros disparos terão sido às 18.56 horas locais (23.56 horas em Portugal continental).
"Temos 22 mortes confirmadas e muitos, muitos feridos", disse à CNN o autarca de Lewiston, Robert McCarthy. Serão entre 50 e 60 as pessoas com ferimentos, segundo várias fontes de segurança. Oficialmente, o número de vítimas mortais ainda é 18 mortos.
"Auburn e Lewiston estão lado a lado... um rio separa-nos. Em conjunto, a nossa população é de cerca de 60 mil pessoas. Não se pode deixar de conhecer pessoas que conhecem alguém, pelo que isto terá impacto em todos os cantos da nossa comunidade", afirmou Jason Levesque, autarca de Auburn.
As autoridades locais pediram aos habitantes para ficarem em casa, com as portas trancadas, e publicaram também uma fotografia de um carro branco, apelando para serem contactadas pelos cidadãos que reconheçam o veículo.
As escolas públicas de Lewiston, segunda maior cidade do Estado, com cerca de 36 mil habitantes, vão estar encerradas esta quinta-feira, informou um funcionário do distrito escolar na rede social X (antigo Twitter).
A governadora do Estado, a democrata Janet Mills, disse ter sido informada da situação e pediu a todos os habitantes da zona que seguissem as recomendações das autoridades, de acordo com uma mensagem no X.
A Casa Branca indicou que o presidente norte-americano, Joe Biden, já foi informado e está a aguardar notícias do local.
Em dez meses, 15 mil mortos com armas
Nos EUA, um adulto em cada três possui pelo menos uma arma e quase um adulto em cada dois vive numa casa com uma arma.
Desde o início do ano, mais de 15 mil pessoas morreram vítimas de violência com armas de fogo no país, excluindo suicídios, de acordo com o Gun Violence Archive (GVA), grupo independente que recolhe informação sobre incidentes com armas de fogo.