Ativistas climáticos bloqueiam centro de distribuição da Alibaba e aeroporto para jatos privados
Centenas de manifestantes climáticos bloquearam, este sábado, um centro de distribuição da gigante online chinesa Alibaba e um aeroporto para jatos privados na Bélgica.
Corpo do artigo
A coligação anti-combustíveis fósseis Code Red disse que centenas de manifestantes foram detidos pela polícia durante a ação que visava perturbar a indústria da aviação. "Em Liège, ativistas estão a bloquear o gigante chinês do comércio eletrónico Alibaba. Aviões cheios de bens de consumo da China não podem ser descarregados e os caimões não conseguem sair do local", afirmou a Code Red, em comunicado.
A gigante chinesa Alibaba abriu o seu centro de distribuição europeu de 30 mil metros quadrados em Liège em 2021.
“O aeroporto de Liege é o aeroporto que mais cresce na Europa”, disse o ativista do Code Red, Louis Droussin, em comunicado. “Milhões de euros de dinheiro público apoiam esta expansão, que prejudica centenas de hectares de terras agrícolas”.
"Em Antuérpia, com 40 ativistas ainda no local, o tráfego aéreo de jatos privados está paralisado, apesar de mais de 700 outros ativistas terem sido presos".
Segundo um jornalista da AFP, a polícia disparou gás lacrimogéneo e deteve à força manifestantes vestidos com macacões brancos enquanto tentavam invadir as instalações.
Este é o protesto mais recente de uma série de ações de desobediência civil levadas a cabo pela coligação europeia Code Red na Bélgica.