Duas ativistas do grupo Just Stop Oil utilizaram um extintor de incêndio à porta da Catedral de Chester, onde decorria o casamento do Duque de Westminster, enquanto os noivos se dirigiam para o carro.
Corpo do artigo
Quando os recém-casados Hugh Grosvenor, de 33 anos, e Olivia Henson, de 31 anos, se dirigiam para o carro, esta sexta-feira, no final da cerimónia, duas ativistas usaram um extintor para interromper o evento.
Segundo avança a Sky News, as manifestantes encontravam-se no meio de uma multidão de espectadores, perto do local do evento, e usaram um extintor de incêndio com pó cor de laranja para "perturbar" a cerimónia.
O príncipe William também estava presente no casamento e encontrava-se perto do casal quando os manifestantes apareceram.
As autoridades terão atuado com rapidez e detiveram as ativistas alguns segundos depois, retirando-as do local. As suspeitas são "uma mulher de 69 anos, de Manchester, e uma mulher de 73 anos, de Suffolk", de acordo com um porta-voz da polícia.
"A polícia apercebeu-se rapidamente do que estava a acontecer e retirou-as de lá. Uma delas disse que era pelos os netos. Aconteceu mesmo quando o William estava a sair pela porta", relata uma mulher que esteve presente na cerimónia, em declarações à Sky News.
Através do X (ex-twitter), a Just Stop Oil citou a ativista de 73 anos, Polly, que terá dito que "os casamentos são uma altura em que nos juntamos para celebrar e assumir um compromisso com o futuro. No entanto, para inúmeros milhões de pessoas em todo o mundo não há futuro a menos que nos juntemos para acabar com o petróleo e o gás”.
A segunda ativista detida será Sheila, de 69 anos, também citada pelo grupo: "O que é que valorizamos mais? A riqueza de bilionários como o Duque de Westminster ou a vida de milhares de milhões de pessoas que estão a ser destruídas pela indústria dos combustíveis fósseis? A riqueza extrema e a crise climática são ambos sintomas de um sistema quebrado que não está a servir a maioria das pessoas”.