Ato de contrição de Putin em queda de avião do Azerbaijão que matou 38 pessoas
Presidente russo pediu desculpa a homólogo de Baku, segundo nota do Kremlin em que Moscovo não assume ter abatido a aeronave que seguia para Grozny e se despenhou no Cazaquistão.
Corpo do artigo
Num gesto raro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpa ao homólogo do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelo que o Kremlin qualificou de “incidente trágico ocorrido no espaço aéreo russo”, alegadamente depois do disparo das defesas aéreas russas contra uma vaga de drones ucranianos, que levou a que um avião da Azerbaijan Airlines se tenha despenhado no dia de Natal em Aktau, no Cazaquistão. A revelação do Kremlin traduz o mais próximo que Moscovo esteve de aceitar alguma responsabilidade pelo sucedido, não assumindo, contudo, que tenha abatido a aeronave, referindo apenas a abertura de uma investigação que, garantiu, será “objetiva e transparente”.
Putin telefonou ao presidente Ilham Aliyev e “pediu desculpa pelo trágico incidente ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou as suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos”, divulgou o Kremlin.