A recém-eleita autarca da cidade alemã de Herdecke, a social-democrata Iris Stalzer, ficou gravemente ferida, esta terça-feira, após ter sido esfaqueada em frente à sua casa e está em estado crítico, afirmou o seu partido.
Corpo do artigo
O secretário-geral do grupo parlamentar do Partido Social-Democrata (SPD), Matthias Miersch, manifestou a sua profunda consternação pelo ataque à autarca, embora não tenha dado mais detalhes sobre o caso.
O chanceler alemão, Friedrich Merz (União Democrata-Cristã/CDU), declarou que a autarca foi vítima de um "ato hediondo".
"Receamos pela vida" de Iris Stalzer, declarou o líder alemão nas redes sociais, acrescentando que desejava "a sua total recuperação".
Iris Stalzer, de 57 anos, foi encontrada gravemente ferida pelo filho no seu apartamento, onde conseguiu refugiar-se após o ataque, com vários ferimentos de faca no abdómen e nas costas, noticiou o jornal Bild, acrescentando que os médicos das urgências estão a lutar pela sua vida.
A própria autarca contou ao filho que vários homens a tinham atacado na rua. O portal online da revista semanal "Focus" relatou que a autarca tinha 13 ferimentos de faca no abdómen e nas costas.
Ainda não é claro se o ataque teve motivação política, embora não tenham sido descartadas motivações pessoais.
Iris Stalzer, casada e mãe de dois filhos adolescentes, venceu a segunda volta das eleições locais no passado dia 28, derrotando o candidato conservador Fabian Haas, com 52,8% dos votos.
Para já, a polícia confirmou apenas uma grande operação na cidade de Herdecke, que fica próximo de Dortmund, no noroeste da Alemanha.