A fotografia publicada online por uma autarca alemã está a gerar uma onda de indignação. Na publicação, em que se lê a palavra "Gurka" (gurke quer dizer pepino em alemão), vê-se um pepino descascado para parecer uma burca.
Corpo do artigo
A autarca, Simone Stein-Lücke, está debaixo de fogo desde que a fotografia foi partilhada na Internet.
A imagem de um pepino, descascado na parte superior para se assemelhar a uma burca (veste feminina que cobre todo o corpo, incluindo o rosto e os olhos) poderia ser encarada como um ato de criatividade. Em vez disso está a ser lida como um insulto aos muçulmanos e ao Islão.
A presidente da Câmara de Bad Godesberg, Simone Stein- Lücke, brincou com a palavra alemã para pepino "gurke" e escreveu "Gurka", deixando claro o propósito da brincadeira na forma como caracterizou o pepino para que este se assemelha-se à burca.
A imagem partilhada nas redes sociais levou a comentários mais extremos e obrigou a política a explicar-se. "Eu respeito todas as religiões. Mas sempre frisei que sou contra um véu de rosto inteiro", disse. "Foi um 'post' bem-humorado, nem mais, nem menos. Talvez o momento do 'post' tenha sido infeliz", reconheceu a autarca ao jornal alemão "Express".
A publicação da imagem surge na mesma altura em que uma escola da cidade, financiada pela Arábia Saudita, está a ser associada à ideologia jiadista e deverá ser encerrada, de acordo com o programa alemão "Panorama".