O presidente da Câmara de Valência, Joan Ribó, sugeriu esta segunda-feira no "Fórum Europa. Mediterranean Tribune" a realização de touradas "à portuguesa" no país vizinho, onde os animais não são mortos, considerando a medida "um avanço" nos abusos sobre animais.
Corpo do artigo
Joan Ribó reagia assim a uma manifestação pró touradas, que reuniu milhares de aficionados, no último domingo, na capital do Levante espanhol. O autarca, que participou no fórum organizado pelo Fórum Nova Economia como apresentador do presidente do Conselho Fallera (organização das maiores festas anuais da cidade de Valência) salientou, no entanto, que a posição do Conselho é "respeitar a liberdade de expressão e de opinião ".
"É claro que na sociedade espanhola há pessoas que pensam que a tourada é uma questão importante e pessoas que pensam que é uma questão de abuso de animais", disse Joan Ribó.
O autarca salientou porém que lhe "parece importante não abusar nem maltratar os animais" e sugeriu aos defensores das touradas que pensassem na "possibilidade de organizar touradas à portuguesa, onde os animais não são sacrificados".
Ribó acentuou que gostava que se "trabalhasse mais esta ideia" para "respeitar os touros, animais importantes" e sublinhou que tem alguns amigos que gostam de touradas pelo que gostaria de que se conseguisse chegar a um consenso com a ideia deixada de adotar o modelo português.