Autarca do México investigada por cartaz que agradece presentes de traficante de droga
A presidente da câmara de uma localidade mexicana está a ser investigada pela presença de um cartaz a agradecer a um dos traficantes de droga mais procurados do mundo, adiantou na segunda-feira a presidente do México Claudia Sheinbaum.
Corpo do artigo
Chefe do Cartel Jalisco Nueva Generacion (CJNG), Nemesio "El Mencho" Oseguera é um dos traficantes mais procurados pelos Estados Unidos, que dão uma recompensa de 15 milhões de dólares por informações que levem à sua detenção.
Mas para os governantes ou residentes de Coalcoman, em Michoacan (oeste), "El Mencho" é um Pai Natal generoso, de acordo com o cartaz que penduraram em público.
"Os filhos de Coalcoman agradecem ao senhor Nemesio Oseguera e aos seus filhos (...) o nobre gesto. Obrigado pelos vossos presentes", pode ler-se no cartaz.
"Está em curso uma investigação para descobrir se a presidente da câmara tem ligações a este grupo criminoso", revelou a presidente mexicana Claudia Sheinbaum durante a sua conferência de imprensa diária.
"Obviamente condenamos este cartaz", acrescentou.
Durante a pandemia de covid-19, foram relatadas distribuições de alimentos por cartéis de narcotráfico em diversas comunidades do México.
O presidente eleito dos EUA Donald Trump ameaçou o México com tarifas mais elevadas na ausência de medidas contra o tráfico de droga e a imigração ilegal.
"O CJNG foi formado em 2009 e tornou-se um dos cartéis de droga mais violentos do México. De acordo com certas avaliações, tem a maior capacidade de tráfico de cocaína, heroína e metanfetamina no México e nos últimos anos incluiu o tráfico de fentanil nos Estados Unidos", pode ler-se no aviso sobre os criminosos mais procurados pelo Departamento de Estado.