Autoridades egípcias fazem buscas a 17 organizações por suspeita de "financiamento estrangeiro"
A Justiça egípcia ordenou, esta quinta-feira, buscas às instalações de 17 organizações não-governamentais nacionais e estrangeiras no âmbito de uma investigação sobre "financiamentos estrangeiros", segundo um comunicado oficial.
Corpo do artigo
Responsáveis de organizações não-governamentais nacionais (ONG) e fontes judiciais indicaram que as instalações de duas organizações norte-americanas, o National Democratic Institute e o International Republican Institute, estão entre as organizações visadas.
O Centro Árabe para a Independência da Justiça também foi visado, segundo o seu presidente, Nassir Amin, assim como a Organização Egípcia de Direitos Humanos, segundo fonte judicial citada pela agência France Presse.
Segundo activistas, as buscas foram feitas por polícias e militares que impediram os funcionários de sair, interrogaram-nos e pesquisaram ficheiros de computador.
As buscas foram ordenadas "na sequência de queixas de que ONG estavam a receber apoio estrangeiro", segundo um funcionário judicial, citado pela mesma agência sob condição de anonimato.