As guardas costeira e fiscal italianas resgataram, este sábado, 47 migrantes depois de a embarcação onde seguiam se ter virado a cerca de 15 milhas a sul de Lampedusa, estando a ser realizadas buscas para encontrar desaparecidos, indicaram as autoridades.
Corpo do artigo
O naufrágio da embarcação onde seguiam os migrantes ocorreu junto da ilha de Lampedusa, durante a madrugada. As autoridades resgataram 47 migrantes da água e acionaram um helicóptero para fazer buscas, já que haverá cinco pessoas desaparecidas.
Em comunicado, as autoridades italianas assinalam que esta operação de resgate aconteceu ao final de um dia "particularmente intenso, do ponto de vista operacional, devido ao elevado número de embarcações com migrantes" que foram sendo relatados ao longo desta sexta-feira.
Entretanto, o navio 'Aita Mari' da Organização Não governamental (ONG) espanhola Salvamento Marítimo Humanitário resgatou esta sexta-feira 102 migrantes, incluindo um bebé e oito mulheres, que aguardam ainda que algum país da União Europeia autorize o seu desembarque.
Malta já recusou o desembarque na ilha e a tripulação do 'Aita Mari' espera agora uma resposta das autoridades italianas.
Na sexta-feira, o navio desta ONG ajudou ainda 46 migrantes a bordo de uma embarcação que se encontrava à deriva depois de o motor ter falhado, fornecendo-lhes coletes salva-vidas. Os migrantes acabariam por conseguir ligar o motor e seguiram viagem em direção à costa europeia.