
O presidente Recep Tayyip Erdogan sinalizou a existência de vítimas
Foto: Direitos Reservados
Um avião de carga militar turco despenhou-se esta terça-feira perto da fronteira entre o Azerbaijão e a Geórgia, anunciou o Ministério da Defesa da Turquia.
Corpo do artigo
"Foram iniciadas operações de busca e salvamento em coordenação com as autoridades azeris e georgianas", avançou o ministério, em comunicado.
Apesar de o Governo turco não ter adiantado informações, o presidente, Recep Tayyip Erdogan, sinalizou a existência de vítimas, sem referir números.
Erdogan disse estar "profundamente triste" com o acidente e expressou as suas condolências aos familiares das vítimas.
"Que Deus tenha misericórdia dos nossos mártires", afirmou.
Un avión de transporte militar C-130 de la Fuerza Aérea Turca (matrícula 68-01609) se estrelló en Georgia tras desintegrarse en pleno vuelo, después de haber despegado de Azerbaiyán rumbo a #Turquia
- @ALTOS_NOTICIASpy (@Altosnoticiasp1) November 11, 2025
. pic.twitter.com/eP9vuBtGCa
De acordo com o Ministério do Interior da Geórgia, o avião caiu no município georgiano de Sighnaghi, perto da fronteira com o Azerbaijão, tendo sido já iniciada uma investigação.
O Governo turco pediu, entretanto, à imprensa para "não publicar qualquer imagem" do acidente, depois de vários vídeos alegadamente do momento da queda terem começado a circular em "sites" para adultos e terem sido exibidos na estação de televisão turca NTV e noutros meios de comunicação.
Dois vídeos gravados de locais diferentes mostram o mesmo avião a cair em espiral, deixando um rasto de fumo branco, antes de se despenhar ao longe, libertando uma densa coluna de fumo negro.
Os aviões de carga militar C-130 são amplamente utilizados pelas forças armadas da Turquia para o transporte de pessoal e para operações logísticas.
